sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Acupuntura, do místico para o científico...

Por Fábio Massao Matuzawa
Ao longo dos seus 2500 anos de desenvolvimento na China, a acupuntura acumulou muita riqueza e experiência tratando eficazmente de diversas doenças e condições tanto físicas como psicológicas.

A partir de 1970, a acupuntura teve um boom e passou a ser um tratamento alternativo a medicina ocidental em todo o mundo. Nesse meio tempo tiveram início diversos estudos científicos em vários países no sentido de comprovar a sua eficácia. Em 1979 em um simpósio promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi publicada uma lista com 43 doenças que apresentaram ótimos resultados com o tratamento através da acupuntura.

Nas duas décadas seguintes, foram realizados intensivos estudos e um grande esforço para que se realizassem triagens controladas clinicamente que mostrasse como a acupuntura funcionava e que provesse evidencias e suporte aos seus efeitos.
Em 1991 um relatório do progresso em medicina tradicional e sistema de saúde moderno, foi submetido ao diretor geral da OMS na quadragésima quarta assembléia mundial de saúde. Esse relatório mostrou que nos países onde a acupuntura já estava inserida culturalmente, a integração com a medicina moderna não teve dificuldade. Porém, nos países onde a medicina ocidental é a fundação do sistema de saúde o uso ético da acupuntura requisita objetiva evidencia de sua eficiência sob condições de pesquisas cientificas.
Em 1996 um rascunho de um relatório da prática clínica com acupuntura foi revisada pelo consulado em acupuntura da OMS localizado em Cervia na Itália. Os participantes recomendaram que a OMS deveria revisar o relatório, focando nos dados de triagens clinicas controladas.
Esta publicação, “ ACUPUNCTURE: REVIEW AND ANALYSIS OF REPORTS ON CONTROLLED CLINICAL TRIALS” é o resultado deste processo. A publicação relata as pesquisas clinicas controladas que demonstram a eficácia da acupuntura, eletroacupuntura, moxabustão, sangria, ventosaterapia, tui-na, shiatsu, etc... em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde. Algumas doenças e condições que estão presentes neste relatório são dores em geral como dor de cabeça, dor ciática, dor lombar, depressão, náuseas e vomitos, insônia, disfunção sexual masculina, obesidade, etc...

0 comentários:

Postar um comentário