quarta-feira, 2 de março de 2011

Estudo sobre acupuntura e fisioterapia para dores lombar e pélvica em gestantes.

Por Fábio M Matuzawa

(foto: reprodução)
Essa semana li um artigo muito interessante que gostaria de compartilhar sobre um estudo feito pelo departamento de ginecologia do Hospital Vrinnervi na Suécia. O estudo relata uma comparação entre tratamentos de acupuntura e fisioterapia para dor lombar e pélvica em gestantes.

O estudo reuniu sessenta gestantes com queixas e sintomas parecidos, utilizou uma escala analógica visual (EAV) de 0 a 10 para mensurar a dor e um índice de atividade de vida diária (AVD) de 0 a 10 para mensurar a capacidade de realizar 12 atividades comuns do dia a dia.

Os resultados foram que no grupo da acupuntura, todas as sessenta gestantes completaram o estudo enquanto que no grupo de fisioterapia só dezoito completaram o estudo. Todas as gestantes no início do estudo apresentavam dores e incapacidades semelhantes, porém, depois do tratamento de 10 sessões 3x por semana de ambas as terapias o grupo da acupuntura que tinha um EAV pela manhã de 3,4 caiu para 0,9 enquanto na fisioterapia foi de 3,7 para 2,3 e pela noite foi de 7,4 para 1,7 e de 6,6 para 4,5 respectivamente.

A conclusão é que ambas as terapias tiveram um resultado bom e boa aceitação em ambos os grupos, no entanto a acupuntura obteve uma eficácia muito maior. Na conclusão, foi especulado que talvez a causa da incapacidade gerada nas gestantes estejam mais relacionadas as dores do que a instabilidade lombar por isso talvez a acupuntura com seu efeito analgésico tenha tido essa eficácia maior. Outra coisa interessante é que aqui no Brasil temos receio de realizar a acupuntura ou até mesmo massagens em gestantes, já na Suécia como podemos ver eles não gozam do mesmo receio.

Se gostou do artigo e tem interesse em receber a versão completa do mesmo, me escreva no fabiospot@yahoo.com.br que eu mandarei o estudo anexado.


0 comentários:

Postar um comentário