terça-feira, 29 de junho de 2010

Curiosidades sobre a Auriculoterapia.


Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a  orelha é considerada um micro sistema do corpo onde pode ser localizado todas as partes do corpo humano como por exemplo órgãos e membros.
(foto: reprodução)
Por causa disso é possível tratar disfunções energéticas e sistêmicas apenas estimulando pontos na orelha com sementes, agulhas especiais para auciruloterapia e até mesmo agulhas normais de acupuntura. Na teoria, o órgão Rim (shen) é o responsável pela orelha, talvez por esse motivo que a auriculoterpia seja mais eficiente nos jovens do que nas pessoas mais velhas já que o rim é o responsável por guardar a nossa essência vital, essência essa que vai se exaurindo à medida que envelhecemos. 
Podemos reparar até que o formato da orelha é parecido com a de um rim, e além da forma de um rim, a orelha também é comparada a um feto humano como pode ser visto na figura abaixo.
 (foto: reprodução)
A auriculoterapia pode ser usada separadamente ou como um complemento da acupuntura tradicional sistêmica. É uma terapia bastante indicado para crianças por não precisar usar agulhas e com ótimos resultados no controle da ansiedade e fome.

domingo, 27 de junho de 2010

A definição de saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

A Organização Mundial da Saúde (OMS), organismo sanitário internacional integrante da Organização das Nações Unidas, fundado em 1948, define saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de enfermidade ou invalidez”. A referência à ausência de enfermidade ou invalidez é componente essencial deste conceito de saúde e dele não deve ser separado sob pena de reduzi-lo à total utopia. Principalmente do ponto de vista médico.
A definição consta no preâmbulo da Constituição da Assembléia Mundial da Saúde, adotada pela Conferência Sanitária Internacional realizada em Nova York (19/22 de junho de 1946) e assinada em 22 de julho de 1946 pelos representantes de 61 Estados, com vigor a partir de abril de 1948, não emendada desde então. (O que se pode encontrar no sítio http://www.who.int/home-page/index.es.shtml).